segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cada povo tem a programação de TV que merece


Esses dias parei pra tentar entender os motivos que levam alguém a assistir o tal do BBB. O que é o BBB? Um bando de gente presa em uma casa e um bando (ainda maior) olhando. O que move o programa? É a curiosidade de quem está de fora. Comecei pensando isso. Mas minha reflexão acabou sendo um pouco mais ampla.
Retirei essas frases de redes sociais:

“De férias... Saindo para viajar..:”

“Ontem dormi lá na ******, a 00:00 dei um abraço nela e cantei parabéns,quando ela abriu o meu presente ela deu um gritão!hehehe! =)”

“Estou cansado.”

“Cheguei em casa agora. Vou tomar banho e depois ligar para o *******”

“PUTZ...ESQUECI A VISTORIA DENOVO...BOCABERTAAAAAAAAA....DTARDE SEM FALTA!”

“acabei o almoço (quase estorei o esôfago de tão esganada) e agora to aqui, fazendo nada né?
vou ficar sozinha daquii a pouco, o que eu vou fazer? me resta desenhar pq se deixar pra escolher alguma outra coisa, vou escolher dormir! XD”

“passamos a manhã toda dando voltas em Tramandaí, vendo lojas e tal, muito bom”

Isso ilustra a verdadeira vontade das pessoas. Parece que todo mundo quer uma câmera 24 horas por dia divulgando o que está fazendo. Como isso é meio inviável, as pessoas vão para a internet fazer isso. E como a gente não tem câmeras em nossas casas, ligamos a TV para acompanharmos o BBB.
Faz parte do comportamento humano querer saber o que os outros estão fazendo. Ainda mais se os outros estiverem fazendo escândalos ou se estiverem envolvidos em tragédias. Alguém duvida disso? Prestem atenção nas reportagens dos programas de TV; analisem o que as pessoas mais gostam de ler nos jornais; cuidem os assuntos nas rodas de chimarrão dos finais de tarde.
Vejo também uma falsa revolta da população contra a Rede Globo e contra o BBB. Burrice! É muito simples mostrar que não está satisfeito com a emissora ou com o programa: basta não ligar a TV na hora do tal do BBB. Fico MUITO irritado quando converso com alguém que diz assim:
“Eu não assisto BBB. Acho uma bobagem o Modelo Sarado ficar discutindo com o Nordestino por causa da Gaúcha Gostosa. Se o Homossexual tivesse perdido a lierança ele teria feito a mesma coisa. A sorte é que o Japonês Paulista ganhou o anjo e não atendeu o telefone que mandou o Fora dos Padrões de Beleza ficar abraçado na Miss Qualquer Coisa o final de semana inteiro.”
Isso que essa pesoa diz não ver o Big brother Brasil. A gente usa a seguinte desculpa pra ver: todo mundo olha, preciso olhar pra ter assunto!
Me criei ouvindo a seguinte frase: “cada povo tem o governante que merece”. Como sou professor, fiz uma adaptação da frase para o meu cotidiano: “cada turma tem o professor que merece”. E agora, depois de muito tempo, achei a melhor versão para o ditado: “cada povo tem a programação de TV que merece”.
Encerro com uma tirinha do Vado que ilustra muito bem o post de hoje.


2 comentários:

  1. Pior que é verdade, criticar e tentar revolucionar é a solução mas de nada adianta se a TV domina o povo, é muito fácil falar de moral pela internet e depois vir culpar o professor pelo nota zero.
    Antes de querer reclamar do BBB, censura e etc é necessário as pessoas admitirem os erros.

    ResponderExcluir