sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

LIÇÃO DE VOO 01



Bem vindo ao fantástico mundo dos helicópteros rádio controlados (R/C). O helicóptero é provavelmente o aeromodelo mais desafiante para se aprender a pilotar, possuindo uma complexidade mecânica por natureza e exigindo 100% de concentração durante seu voo.
Pilotar um helimodelo não é nada diferente do que tentar equilibrar uma esfera de rolamento em uma superfície de vidro. Se a mecânica do helicóptero tiver sido ajustada com precisão, é como ter uma superfície de vidro perfeitamente plana, de forma que a esfera fique parada onde for colocada.
Caso contrário, é como se ter uma superfície convexa (onde o centro é mais elevado), de modo que a esfera do rolamento sempre irá rolar para as bordas do vidro.
A primeira coisa que um helimodelista deve estar ciente é que o modelo funciona com base nos mesmos princípios de um helicóptero real e pilotar um modelo em escala é igualmente difícil, se não mais dado o tamanho reduzido e orientação.
Não é uma simples questão de pressionar um botão para subir e outro para se mover para frente. Pilotar um helimodelo é como pilotar uma aeronave real, requer conhecimentos e perícias que somente poderão ser aprendidas com a prática.
Agora que você já ficou desencorajado, vamos falar das coisas boas!
Mesmo que construir e pilotar um helimodelo seja complexo, é também extremamente prazeroso. Ser capaz de controlar com precisão um veículo que pode pairar, mover-se para frente, para trás, para os lados, além de fazer todo tipo de manobras interessantes e acrobacias, inclusive pousar na ponta dos seus pés, é muito excitante!
Diferente do que aprender a pilotar um aeromodelo (onde voar junto de um instrutor é algo usual e necessário), você basicamente aprende a pilotar um helimodelo por conta própria. Mas antes de que você comece a pilotar, conversar com um piloto experiente será um excelente ganho sem preço. Ele poderá ajudá-lo a configurar seu helicóptero (tenha em mente que é extremamente importante ter sua mecânica ajustada corretamente para um voo fácil e seguro) além de lhe dar algumas dicas sobre como voar, além do que esperar do seu modelo e como operar seus controles.
É com este objetivo que o blog Gus NO AR reproduz este fantástico guia introdutório para o seu fácil aprendizado. Desenvolvido com base em um manual da Loja Garauco e nas experiências de voo do criador, os posts semanais da série "Lição de voo" apresentarão a você opiniões, comentários, fotos e vídeos explicativos, ilustrando os ensinamentos de uma forma fácil e de simples compreensão para todo iniciante.
Entre em contato, deixe comentário, crítica, elogio ou mande suas dúvidas. Vamos aprender juntos.
Até a próxima lição!

3 comentários:

  1. cara..se vc quer ensinar..primeiro vc tem q aprender...
    empuxo??
    leme?
    profundor??
    helice???
    cara isso nao existe...desculpe..comecei a ler nao pode falar essas coisas pra quem esta aprendendo...
    e piora quando começa com teoria de voo tecnica tentando explicar sobra passo coletivo..positivo.negativo..coisas que ninguem entende...isso eu aprendi anos atras na aula de piloto privado em uma escola de aviacao civil..
    se insistir em falar em leme..aileron..profundor e helice é melhor vc mudar o titulo ai...como aprender a voar aviao...pq helicoptero com tem nada a ver com isso...

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nenhuma experiência em helicópteros, gostei muito do tutorial que dono do blog criou, dá um norte para pesquisa e aprofundamento. Tenho certeza de que o autor do das aulas não teve a intenção de esgotar o conteúdo, nem podia escrever sobre os detalhes de um assunto tão complexo de forma simples. Muito obrigado.
    Agora sobre seu comentário Andre Tamburi, você foi de uma deselegância "burra", não consegue se expressar, seu texto não tem coerência, sugiro voltar às salas iniciais do ensino fundamental. O problema desse país é que possui muitas pessoas que não acrescentam em nada e só sabe criticar, denegrir as iniciativas alheias. Não vi um link de algo que acrescente conhecimento ou qualquer parte de seu comentário que somasse conteúdo. Obrigado ao dono do blog.
    assinado um PM do Mato Grosso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário! Obrigado pela crítica construtiva e inteligente, Washington. O mundo precisa de mais pessoas inteligentes e tolerantes. Baita abraço!

      Excluir