sexta-feira, 2 de março de 2012

LIÇÃO DE VOO 03


Entendendo a Mecânica
O motor do seu helicóptero é responsável por girar o rotor principal. Em alguns casos ele pode ser responsável por acionar o rotor de cauda através de um conjunto de correais e engrenagens.
A medida que o motor acelera, gera-se empuxo, que pode ser auxiliado pela variação do passo das hélices como descrito na seção anterior. Quando se possui empuxo suficiente, o helicóptero iniciará a decolagem.
omo para toda ação existe uma reação no sentido contrário, quando o motor está forçando as hélices girarem em um sentido, o corpo do helicóptero irá querer girar no sentido oposto. A função do rotor de cauda é tentar corrigir esta tendência. As hélices de cauda geram um fluxo de ar suficiente a ponto de manter o nariz do helicóptero apontando em uma direção. Variando a velocidade do rotor de cauda, ou então do passo das hélices de cauda, é possível variar esse fluxo de ar e então o nariz do helicóptero poderá apontar para outra direção.
Em helicópteros coaxiais a teoria é a mesma, porém o rotor de cauda é substituído por um segundo rotor no mesmo eixo (por isso co - mesmo -axial - eixo). Este segundo rotor gira no sentido oposto ao primeiro, gerando uma força no sentido oposto. Quando as duas forças são iguais, o nariz do helicóptero mantêm-se fixo. Nesses helicópteros, apenas o rotor inferior possui passo cíclico.
O passo cíclico permite que o ângulo das hélices principais sofram variação de forma independente, permitindo um deslocamento horizontal do helicóptero.
Por exemplo, se durante a rotação uma hélice aumenta seu ângulo enquanto aproxima-se da cauda enquanto outra diminui ao aproximar-se do nariz, mais empuxo será gerado na parte traseira do helicópero, inclinando o modelo para frente e por consequência movendo-o nessa direção. O mesmo princípio é aplicado nos movimentos laterais, permitindo um helicóptero de 4 canais se deslocar em qualquer direção.
O controle do passo coletivo e cíclico é transferido dos servos presentes no corpo do helicóptero para as hélices no rotor através da bailarina (swashplate).Parte da bailarina é estacionária, enquanto o restante pode girar livremente acompanhando o movimento do rotor principal. As bielas de controle (ball linkage)ficam conectadas aos servos e na parte estacionária da bailarina, enquanto um outro conjunto de bielas conecta o rotor principal até a parte móvel da bailarina.
Durante o voo do helicóptero é necessário que o piloto continuamente realize pequenos movimentos nos comandos, a fim de corrigir os desvios ocorridos no caminho de voo do modelo (inclusive para mantê-lo pairado). Por isso é necessária 100% de concentração do piloto durante o voo.
Quanto melhor estiver ajustado o modelo, menos correções serão necessárias por parte do piloto.
Até a próxima lição!

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