sexta-feira, 6 de abril de 2012

LIÇÃO DE VOO 08


Trimando o Helicóptero
Aqui está a parte difícil, deixar o helicóptero corretamente ajustado. Um helicóptero que esteja trimado corretamente representa um modelo em que tem todos os trims do transmissor estão centralizados durante um voo pairado. Esta é a condição ideal, mas nem sempre corresponde ao caso real.
Todo o conteúdo dessa lição é apenas uma aula teórica, iremos trimar nosso modelo em breve. Lendo os conceitos abaixo você poderá arriscar alguns ajustes por conta própria, porém lide apenas com os trims, não modifique os parâmetros e curvas do transmissor, nem mesmo tente realizar ajustes mecânicos no modelo sem experiência ou conhecimento.
Se você é novo em modelismo, trims são os pequenos botões que ficam ao lado das alavancas de controle no seu rádio-transmissor. Existe um trim vertical e horizontal para cada alavanca.
Para começar, esteja certo que estejam centralizados em relação às superfícies de controle. Por exemplo, com sua bailarina nivelada, seu servo de aileron e profundor devem estar centralizados (isto com as alavancas e trims do transmissor também centralizados).
Ajustar o leme é um pouco mais difícil, ele só poderá ser ajustado no seu primeiro voo.
Vamos pular a descrição de como ajustar e configurar o gyro do helicóptero, pois os modelos da Walkera já vêm pré-configurados. Mas saiba que também é uma condição que só poderá ser ajustada em voo.
Se você for iniciante, é interessante manter a configuração das curvas de aceleração, servos e do passo das hélices de forma linear, como o padrão de fábrica do transmissor. Caso contrário, faça os ajustes ao seu gosto.  Para fazer o ajuste das curvas, mova as chaves DIP no verso do controle para a posição ON, ou então entre nos menus de programação. Consulte o manual do seu transmissor para obter maiores detalhes.
Atenção: Não realize qualquer alteração nas configurações do transmissor sem saber no que está mexendo. Realizar alterações de forma incorreta pode causar sérios acidentes.
Como nossos modelos são elétricos, não precisamos entrar em detalhes sobre como afinar seu motor. Basta manter o trim do acelerador na posição mais baixa a fim de garantir que o motor estará desligado quando a alavanca do acelerador também estiver na posição mais baixa.
Atenção: Manter o trim do acelerador elevado representa um risco desnecessário. Em situações de risco é importante desligar o motor, mater o trim elevado irá fazer com que o motor continue ligado.
Caso deseje realizar ajustes mais finos no seu modelo, consulte as próximas páginas, senão pule para a seção “trimando em voo”.
Ajustando o Passo (Modelos com Passo Variável)
Em helicópteros com passo variável (6ch+), pode ser necessário fazer um ajuste de passo do rotor principal. Este ajuste pode ser feito visualmente, mas o ideal é fazer uso de uma ferramenta chamada Pitch-Gauge.
Importante: Esteja certo de ter a bateria completamente carregada durante os testes. Mantê-la conectada no helicóptero enquanto realizar ajustes também irá consumir energia.
Para fazer o ajuste visual do passo, segure firmemente o helicóptero pela sua base e então acelere lentamente. Mantenha as hélices principais ao nível dos seus olhos e observe se as pontas das hélices giram no mesmo nível/traçado.  Se elas estiverem desreguladas, você observará a formação de um “V” entre as duas hélices. Nesta condição recomendamos começar por baixar a hélice mais alta. Novamente, cada helicóptero pode ter uma forma diferente de fazer o ajuste do passo. Consulte o manual para obter maiores informações.
DICA: Você pode facilitar a identificação das hélices marcando as pontas com cores diferentes, por exemplo, com uma fita adesiva colorida. A fita deve ser pequena e leve, para não desbalancear o rotor e não causar trepidação.
Tendo nivelado as duas hélices, é hora de verificar o passo máximo e mínimo. Novamente segure o helicóptero pela base e lentamente acelere o modelo. Em máxima aceleração, o helicóptero não pode perder potência. Isto é evidenciado por um barulho grave do rotor, ou então a aparente perda de velocidade do motor. Caso isto esteja ocorrendo, é necessário reduzir o passo de ambas as hélices, para que o motor possa girar com mais facilidade. O excesso de passo positivo pode causar danos ao seu motor, bateria e/ou ESC (controlador de velocidade).
Por outro lado, se mesmo em aceleração máxima o helicóptero não tenha força para subir, é necessário adicionar passo positivo ao modelo.  Esteja atento em não adicionar passo em excesso, ou os componentes mencionados anteriormente poderão sobre-aquecer e queimar.
Para realizar ajustes para acrobacias, torna-se necessário o uso do Pitch-Gauge. O ajuste visual apenas serve para pilotos que estejam aprendendo a pilotar e dominar os comandos básicos do modelo.
Até a próxima lição!

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