sexta-feira, 20 de abril de 2012

LIÇÃO DE VOO 10


Trimando em voo
Uma vez terminada as configurações preliminares, é hora de realizar os ajustes finais em voo.
Acelere lentamente o helicóptero, até que as hélices estejam bem esticadas e o rotor atinja uma velocidade constante. Em seguida continue acelerando lentamente até que o helicóptero comece a “flutuar”. Neste instante o modelo começará a se deslocar em todas as direções. Tente corrigir os deslocamentos e manter o modelo estável utilizando as alavancas do controle.
Para iniciantes isto pode ser uma tarefa bastante difícil. Um piloto experiente poderá ajudá-lo bastante. Tentar realizar ajustes sem saber o que está fazendo, não irá provar nada, apenas pode lhe custar mais dinheiro com reparos. Você pode se sentir mais seguro utilizando um kit treino (X) para facilitar as coisas. O uso deste equipamento será descrito na próxima lição.
Movimentos naturais esperados para o helicóptero são: (rotor girando no sentido horário)
Durante a decolagem seu helicóptero pode começar a “patinar” para a esquerda. Isto ocorre em função do rotor de cauda estar compensando o torque do motor principal. Pode ser corrigido com poucos “cliques” no trim do aileron para a direita.
Corrigir o aileron para a direita pode causar que a cauda suba em função da inclinação do rotor. Este movimento pode ser compensado com poucos “cliques” no trim do profundor para baixo.
Durante um voo pairado sua cauda deve estar parada.
Aumentando a aceleração o nariz do helicóptero pode se mover para a esquerda, mas o gyro deverá iniciar a atuar e manter a cauda estável logo em seguida.
Reduzindo a aceleração o nariz do helicóptero pode se mover para a direita, mas da mesma forma o gyro deverá logo corrigir o movimento e travar a cauda.
Se seu helicóptero se comporta desta forma, você tem um modelo bem trimado.
Se durante a decolagem sua cauda cai, seu Centro de Gravidade está muito para trás, adicione mais peso na frente do helicóptero. O mesmo vale se ocorrer a situação inversa. Caso o Centro de Gravidade esteja correto, há um erro no nivelamento da bailarina.
Se o helicóptero se inclina de forma agressiva em alguma direcão, provavelmente a bailarina não está nivelada corretamente. Neste caso você pode usar os trims para fazer um ajuste fino, ou então corrigir o comprimento das bielas para nivelar a bailarina.
A forma de ajuste do leme depende se seu modelo possui passo na cauda ou então hélices de passo fixo (motor de cauda).
Cauda se move para a esquerda (nariz para a direita)
Passo na cauda: Bielas da cauda geram muito passo positivo. Ajuste a biela para reduzir o passo.
Passo fixo: A mixagem do receptor está muito grande, reduza o valor.
Cauda se move para a direita (nariz para a esquerda)
Passo na cauda: Bielas da cauda geram pouco passo positivo. Ajuste a biela para aumentar o passo.
Passo fixo: A mixagem do receptor está muito baixa, aumente o valor.
Se a cauda fica balançando/chocalhando descontroladamente, a sensibilidade do gyro está muito grande, tente reduzir o valor.
Feitos os ajustes, é hora de nos prepararmos para os primeiros voos...
Até a próxima lição!

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