sexta-feira, 1 de junho de 2012

LIÇÃO DE VOO 16


Fase 4: Pouso
Durante esta aula, querendo ou não, você vai praticar muitos pousos. Principalmente se seguir nossa instrução de ajuste de trimagem, onde deverá primeiro pousar o modelo antes de fazer a correção do trim.
Para pousar a idéia é simples: Reduza lentamente o acelerador e mantenha a aceleração estável enquanto o helicóptero estiver descendo.
Vamos assumir a seguinte situação: Digamos que com 50% de acelerador seu helicóptero mantenha a mesma altura de forma estável. Se reduzirmos o motor para 45%, o helicóptero lentamente irá descer. Se reduzirmos o motor para 10%, o helicóptero irá descer mais rápido.
A diferença no pouso de um piloto experiente e um iniciante está na velocidade com que ele consegue fazer a aproximação. Um piloto experiente reduzirá mais o motor para se aproximar mais rápido do solo. Quando ele estiver próximo do chão, irá aplicar um pouco de aceleração para frear o modelo e então fará um pouso suave.
Como iniciante, pratique o pouso suave desde o começo. Com o tempo você pegará prática e começará a fazer aproximações mais rápidas sem mesmo perceber. Vale a clássica: "A pressa é inimiga da perfeição".
Lembre-se: Tome cuidado ao manter o helicóptero no ar. Se você deixar o modelo acelerar em uma direção ele poderá perder altitude, o que vai dificultar estabilizá-lo novamente e o colocará numa situação de risco perigosa.
Portanto siga as seguintes dicas:
Todo voo começa com um voo pairado, portanto dominar esta aula é extremamente importante!
Você não irá conseguir pilotar o modelo sem antes aprender a fazer pousos e decolagens suaves e controladas.
Movimentos suaves no controle vão garantir um voo mais estável.
O helicóptero não ficará estável sozinho no ar, depende do piloto mantê-lo na posição desejada.
Durante a execução desta lição, não voe acima do nível da sua cabeça. Uma boa altura de voo é o nível da sua cintura.
Em qualquer situação de risco, corte o motor imediatamente (baixe todo o acelerador). É melhor um pouso forçado do que uma colisão acelerado.
Após uma colisão, revise o modelo e verifique se está tudo correto. Em caso de dúvidas ou suspeitas de problemas, encerre o voo e entre em contato com nossa equipe de atendimento. Seja um piloto consciente e não ponha em risco sua segurança e de outras pessoas!
Você conseguiu fazer três voos completos com o helicóptero no centro de sua área a uma distância mínima de 50cm do solo?
SIM! Siga para a próxima lição. Hora de fazer voos segmentados por área!
Não... Continue praticando, não tenha pressa... Se tem dúvidas poste suas perguntas na área de comentários abaixo, nós acompanhamos todas as mensagens.
Até a próxima lição!

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