sexta-feira, 8 de junho de 2012

LIÇÃO DE VOO 17


Decolagens na Grama
Como comentei anteriormente, a grama será um fator dificultador.
Não tenha pressa em fazer decolagens na grama ou em qualquer outro tipo de terreno rugoso. Apenas estou levantando a questão agora, pois algumas pessoas não terão disponível área suficiente para trabalhar com voos indoor nas nossas próximas lições.
Uma vez que adquirimos prática com a decolagem, nós perdemos a necessidade de estabilizar o modelo em solo e conseguimos estabilizá-lo no ar.
Quando você já estiver fazendo voos pairados com segurança, experimente fazer decolagens ao ar-livre. Escolha dias onde o vento seja mínimo, para que ele não dificulte ainda mais seu aprendizado.
Nota: Lembro que voos externos só poderão ser feitos com helicópteros de passo-variável, ou então de passo fixo com apenas um rotor. Alguns modelos coaxiais de maior tamanho poderão fazer voos externos, mas serão muito restritos em relação ao vento.
Se seu desejo é fazer voos ao ar-livre, considere comprar um modelo de passo-variável. Você terá muito mais estabilidade e facilidade de voo.
Durante a decolagem na grama você vai observar que não haverá a fase de "flutuação", isto ocorre porque os skids (trem-de-pouso) do helicóptero irão enrroscar na grama e manterão o modelo parado. Você precisará acelerar o modelo lentamente até que ele saia cerca de 10cm do chão e então começar a estabilizar o modelo no ar.
Note que no instante em que o modelo sair do chão o gyro ainda não estará sendo capaz de manter a cauda travada, então é absolutamente normal observar que a cauda escape assim que o modelo levantar voo. Não se assuste, deixe a cauda estabilizar e então inicie as correções.
Observe que nesta fase do nosso aprendizado ainda estamos trabalhando com a cauda apontada para nós, por isto é muito importante que primeiro corrija o posicionamento da cauda com o leme e somente depois comece a trabalhar com os movimentos de deslocamento horizontais (comandos cíclicos).
Até a próxima lição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário