sábado, 13 de outubro de 2012

Santa Cruz do Sul: cidade turística? (Crítica à Oktoberfest)

Saí de casa hoje pela manhã pra almoçar. Um dia lindo! Cidade recheada de turistas, pois estamos vivendo o clima da Oktoberfest! A terceira maior festa germânica do país!!! Só perde pra Oktober de Blumenau e pra de Igrejinha. A propósito, tem outra Oktober por aí? E aqui já começam as minhas críticas!
É ruim admitir isso, mas no Rio Grande do Sul não são tantos os municípios que organizam festas de outubro pra celebrar a cultura germânica. Santa cruz, pelo potencial que tem, deveria organizar PELO MENOS a melhor Oktober do Rio Grande do Sul. Mas não consegue. E vamos aos fatos.
Estacionei ali perto da Catedral, região central da cidade. Consegui vaga na frente de um restaurante. Ponto positivo. Mas as coisas positivas param por aqui!
O restaurante estava ABARROTADO de gente! A fila estava tomando conta da calçada, atrapalhando as pessoas que por ali passavam. Resolvi descer uma quadra e ir a um outro restaurante. Estava fechado!
Segui a busca. Fui na praça, onde tem um restaurante "grande". A menina na porta disse que estava lotado e que se eu quisesse almoçar teria que esperar uns 20 minutos. Resolvi continuar a peregrinação. Fui ao terceiro restaurante: fechado! Resolvi então sair da região central e me afastar um pouco, pois pensei que o problema fosse justamente o centro e tal... que nada! Já em um dos bairros, cheguei ao quarto restaurante e... lotado! Segui caminhando e, já no quinto restaurante, o proprietário viu quando eu cheguei e "organizou" um cantinho pra que eu fizesse minha refeição (comi o que ainda tinha de comida, às 12h45min).
Entendo o movimento, pois estamos vivendo a maior festa da cidade (a terceira maior do Brasil). E se eu fosse um turista? Se eu não conhecesse tantas opções de locais pra almoçar? Se eu estivesse acompanhado? Se fosse um grupo de turistas? Tenho até medo de pensar nessas opções!!!
Almocei e voltei pra buscar meu carro (que ainda estava estacionado perto da Catedral São João Batista). Passei no banco que tem ali do lado pra retirar dinheiro. E pra minha surpresa? Não tinha mais dinheiro nos caixas eletrônicos!!! CAOS!!! Imaginem a situação: você é um turista, sai pra uma festa (a terceira maior do Brasil), chega na cidade, vai sacar uma grana e... NÃO TEM COMO SACAR, POIS O BANCO NÃO TEM GRANA!!! O que fazer? Voltar pra casa? Ir pro hotel e ficar na internet até o grupo voltar pra casa? Ou aproveitar as DIVERSAS opções que o turista te no centro de Santa Cruz: passear, olhar o túnel verde e visitar a Catedral São João Batista!!!
Deus do Céu! CLARO!
Já que não almocei direito e estou sem grana, vou visitar esse templo sagrado! fazer umas orações pra ver se as coisas melhoram!!!
Nesse momento, eu saí do banco e olhei pra nossa Catedral! E um bilhetinho na porta chamou minha atenção!
Tanto que resolvi fazer uma foto (reparem que, na porta, tem uma coisinha branca colada):

Aquela "coisinha branca" despertou minha curiosidade. Fui lá ver, pois tinha um grupo de turistas na frente da Catedral, tirando fotos e olhando de longe.
Cheguei mais perto e registrei o momento novamente:

Fui fotografando pra que ninguém duvidasse que o recadinho que vou mostrar abaixo fosse mesmo na porta da Catedral São João Batista.
Gente, isso que estou postando aqui é super grave! Santa Cruz quer ser cidade turística, organiza eventos, promove ações e até quer sediar Copa do Mundo. Quando penso que uma seleção da Copa de 2014 pode vir pra cá fico assustado. Lembram do episódio recente envolvendo o jogo Brasil e Argentina? Não rolou o jogo porque a cidadezinha não suportava um evento daquele porte. Hoje eu percebi que Santa Cruz realmente vai ficar sendo a terceira melhor Oktober do Brasil por muito tempo! Isso só vai mudar quando a Sogipa (clube de Porto Alegre) investir na Oktober que ela faz lá. É capaz de superar o nosso "quermessão" aqui.
Imagina um turista que pega o feriado, viaja a sexta-feira todinha e vem conhecer Santa Cruz do Sul. Chegou aqui, não conseguiu almoçar, não conseguiu tirar dinheiro e, pra completar, chegou às portas da catedral e viu o seguinte recadinho:

Vergonhoso! Uma cidade que se diz "turística" não pode ser tão desorganizada assim. Será que ninguém pensa? Claro que é bonito ir pro jornal e dizer que a cidade vai receber 450 mil visitantes... É bonito dizer que a festa é popular... É bonito anunciar um monte de shows nacionais... Só que o mais bonito é trabalhar e fazer de Santa Cruz uma cidade REALMENTE turística! Ou então que parem de mentir pro povo que somos isso...
Não sou contra a Oktober. Sou contra essas demonstrações de incompetência! É o nosso dinheiro que está sendo gasto pra fazer esse quermessão! A gente paga impostos, a gente paga ingresso, os lojistas da cidade e da região pagam pra usufruir do espaço lá dentro... Nada mais justo do que uma gestão competente do nosso dinheiro!
Amanhã vou ao show do Roupa Nova. Fiquei feliz quando anunciaram que teria esse show. Quando fui comprar meus ingressos pedi dois. A moça disse: "o inteiro é R$30". E eu pedi uma meia entrada. E a resposta? "A meia entrada é R$25".
Eu ri!
Foi a única reação que tive!
Sou professor de Matemática, mas acho que qualquer pessoa sabe que se a inteira é 30, 25 não é a metade!
Coisas de Oktober, a "terceira maior festa germânica do Brasil"... Só perde pros outros dois municípios que fazem Oktober...
ahuhuahua
Brincadeiras à parte... Fica aqui minha crítica e a sugestão de que façam um uso melhor do dinheiro público e o pedido de que parem de mentir pra gente!
Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário